quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Tirar maior proveito dos estudos

Cada vez mais presentes nas salas de aula a fim de se manter atualizados em suas carreiras, os executivos nem sempre saem ganhando ao trocar o escritório pela escola. É comum o resultado não significar uma soma concreta de conhecimento porque, ao entrar de cabeça nos estudos, os profissionais têm tantos obstáculos a superar que não chegam ao desempenho desejado durante as aulas.
"Muitos pagam bem caro pelos cursos e os concluem, mas não absorvem de fato o conhecimento proposto", conta Carlos Tasso, diretor-executivo da Round Robin – Consultoria, Empreendedorismo & Inovação, professor da BSP (Business School São Paulo) e autor do livro Como aprender: Andragogia e habilidades de aprendizagem, da Pearson Education. "Isso acontece porque eles não se prepararam para as aulas, não estudaram adequadamente, não refletiram sobre o conhecimento adquirido ou até nem leram os materiais propostos de maneira adequada, perdendo tempo, dinheiro, e uma real oportunidade de aprender."
Para Carlos Tasso, o primeiro passo para o profissional executivo se preparar para os estudos é alterar parâmetros. "Parece simples, mas para muitos é bem complicado passar de executivo, que delega ordens a equipes, a aprendiz", explica. "Sintonizar-se na freqüência de aluno é um ótimo começo."
O segundo passo é conhecer algumas técnicas e ferramentas capazes de melhorar os resultados. Em seu livro, Tasso dá dicas interessantes, como as que seguem abaixo:

Não deixe nada para a última hora!
Por mais que tenha facilidade com o conteúdo dado em sala de aula, não deixe a resolução de trabalhos para a última hora, mesmo que a sua agenda esteja muito corrida. Com o hábito de estudos dosados, o conhecimento tende a se fixar de forma permanente na memória. Caso contrário, a tendência é esquecer o que aprendeu com o passar do tempo.

Quando e como estudar
Descubra o período do dia em que tem maior facilidade com estudos (alguns têm hábitos diurnos; outros, noturnos). Tente dedicar algum tempo às tarefas, executando-as por etapas, mesmo que tenha pouco tempo disponível para isso. Um ambiente de estudos apropriado também é altamente recomendado – ele deve ter boa iluminação, ser confortável, porém apropriado (numa escrivaninha ou algo semelhante, nunca deitado) e sem intervenções contínuas da família e outras pessoas. Se sua casa não é propícia, procure outro local, como bibliotecas, as próprias salas de aula ou até no escritório mesmo.

Inspire-se em exemplos
Existe muita experiência em todos os que convivem com a gente. Tente relacionar o conhecimento adquirido em seu curso com a atuação de profissionais da área ou com quem já utiliza estas ciências no mercado de trabalho. Ouvir e dialogar com mentores, colegas de classe e até familiares é uma boa forma de refletir sobre como você poderá utilizar o que está aprendendo em seu dia-a-dia profissional.

Saiba utilizar técnicas de leitura
Envolver-se com pilhas de livros muitas vezes é inevitável. Para tirar deles o maior proveito possível, é necessário conhecer algumas técnicas de leitura. Para cada ocasião, existe uma apropriada. A de Varredura (Scanning), por exemplo, consiste em mover os olhos rapidamente, procurando uma informação específica num livro – ela evita que a pessoa gaste tempo lendo atentamente páginas e páginas para encontrar uma informação. Outra técnica de leitura rápida é o Skimming, utilizada para saber se um texto é interessante ou relevante para o que se está estudando. Em outras ocasiões, é necessário obter uma leitura profunda, acompanhando cada passo da estrutura proposta pelo autor, para obter assim uma seqüência lógica de idéias.

Saiba tirar maior proveito de suas anotações
Escrever cada palavra dita pelo professor em sala de aula não garante o entendimento sobre o assunto. Existem estudantes que se dão bem com anotações em moldes de mapas mentais, baseando-se em palavras-chave, com indicadores. Esta é uma metodologia mais visual, com a qual o eles conseguem, depois, relacionar o mapa mental com o que recordam das aulas. Outro método conhecido são as anotações lineares, com frases importantes e observações indispensáveis para estudar posteriormente. Muitos utilizam recursos como sublinhar palavras e temas de importância. Outra técnica em anotações é a boa utilização de abreviaturas. Muitas vezes abreviamos uma palavra, porém, posteriormente, não entendemos seu significado. É preciso desenvolver abreviaturas padronizadas e utilizar algumas já conhecidas, como: C. (cerca de) Cap. (capítulo), i.e (id est = isto é), entre outras.

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