sábado, 20 de setembro de 2008

FORME LÍDERES EM TODOS OS NÍVEIS

A pratica da sucessão é um dos critérios mais importantes utilizados por potenciais investidores na avaliação das empresas. Ninguém quer investir em uma empresa com futuro incerto. Os potenciais acionistas estão atentos à profissionalização da empresa, Isto é, à presença de líderes em todos os níveis. São várias as razões que impõem a necessidade de pessoas – tanto em quantidade quanto em qualidade – capazes de exercer a liderança nas empresas:

• As empresas precisam estar muito mais próximas de seus clientes, parceiros e comunidades. Elas crescerão no exterior ou no mercado doméstico na mesma proporção em que forem capazes de dispor de líderes para atuarem na sua crescente capilaridade geográfica.

• As grandes empresas estão se reestruturando em unidades negociais menores e mais autônomas para se tornarem mais competitivas. Mesmo aquelas que estão buscando economias de escala por meio de fusões e aquisições estão simultaneamente se fragmentando em unidades de negócios.

• As áreas funcionais devem ter espírito mais empreendedor e menos burocrático. Precisam de líderes (e não apenas gerentes) que saibam atender seus “clientes internos” em vez de chefes que criam burocracias como fonte de poder.

• A consciência crescente de que fatia de mercado, rentabilidade e lucros são ativos perecíveis que podem desaparecer em pouco tempo. Os líderes que desejam perpetuar suas empresas precisam não de seguidores leais, mas de pessoas capazes de empunhar a causa da empresa no momento seguinte.

Nenhum comentário: