sábado, 6 de setembro de 2008

Primeiro dia de trabalho: como sobreviver

Se você está para começar em um novo emprego, uma nova atividade ou mesmo uma nova lotação dentro da mesma organização em que já trabalhava, provavelmente vai passar pelo mesmo desafio que a maioria das pessoas passa nessa situação: além das complexidades técnicas e profissionais, as questões de integração e interação social envolvidas são bastante evidentes e exigirão muito de você.

Dizem que é raro termos uma segunda chance de causar uma boa impressão, e geralmente é verdade, o que acaba causando boa parte do stress do primeiro dia de trabalho. Mas além da preocupação com a imagem e impressão que geramos, existem as questões funcionais a descobrir e entender.

Lembre-se de que você precisa ser espontâneo. Todas estas dicas podem ou não ajudá-lo a sobreviver ao primeiro dia, mas elas não irão fazer bem nenhum se, para segui-las, você precisar fingir ser quem você não é.

Veja abaixo, portanto, a um conjunto de dicas que podem facilitar a sua sobrevivência no primeiro dia em uma nova área ou organização, seja ela privada ou pública, educacional, hospitalar, militar ou de qualquer outra natureza.

1 - Antes de começar

Comece procurando dormir o suficiente na noite anterior, e saia de casa mais cedo do que precisaria - uma boa margem de segurança fará com que você chegue no trabalho bem menos estressado, e melhor preparado para enfrentar o longo dia.

Se chegar cedo demais, resista à tentação de “mostrar serviço” entrando mais cedo no trabalho. Pontualidade funciona nas duas direções; não há problema em chegar 10 minutos mais cedo, mas se você chegar meia hora mais cedo, vai chamar a atenção negativamente, e pode até mesmo atrapalhar uma eventual reunião cujo assunto é como recebê-lo. Caso chegue cedo demais, tome um refrigerante no boteco, leia o jornal ou se ocupe e relaxe a mente até a hora certa de entrar.

Quando for entrar, mentalize: sua tarefa principal para este dia inteiro é observar e aprender, e não “mostrar serviço”.

2 - O alvo

Neste mundo projetizado, já tive minha cota de “primeiros dias de trabalho”, e aprendi a definir metas relacionadas aos aspectos sociais e de relacionamento, não apenas as relacionadas às atividades em si, para serem cumpridas no primeiro dia. Elas valem também para primeiro dia de aula, ou de atividade voluntária. Cada pessoa tem as suas, mas as minhas incluem:

  • Saber claramente a localização da minha sala e da minha mesa de trabalho, e como chegar a ela a partir das entradas e dos demais locais relevantes.
  • Saber onde estão as saídas e os locais relevantes à minha atividade.
  • Saber onde ficam os banheiros, a copa, o almoxarifado e a reprografia.
  • Saber o meu telefone e ramal, bem como os dos meus principais contatos, e o fax, se houver.
  • Saber meu login e senha, os endereços associados a mim e os que eu precisarei usar freqüentemente.
  • Saber quais manuais ou guias a organização espera que eu leia.
  • Saber o nome e cargo do meu chefe e dos demais colegas próximos - anotá-los discretamente.
  • Ter uma idéia clara da natureza da minha atividade, e de como desempenhá-la.

3 - Linhas gerais

Mesmo que você não seja tímido e introvertido, pode valer a pena manter por alguns dias a política de ficar quieto e se esforçar mais em ouvir e observar, tomado nota do que for essencial, fazendo correlações e encontrando causas e efeitos.

Preste muita atenção em nomes, cargos, telefones e localizações. Anote-os discretamente, se puder. Chamar as pessoas pelo nome é uma forma segura de ser visto mais rapidamente como alguém “da turma”, e não “de fora”, e - exceto no caso de interlocutores intencionalmente antipáticos

Se tiver uma dúvida, pergunte à pessoa certa, mas procure fazer perguntas inteligentes. Critique pouco, e resista à tentação de oferecer sugestões imediatamente, especialmente se forem baseadas na forma como você estava acostumado a trabalhar em outro lugar - estas sugestões podem ser muito bem-vindas depois que o grupo já estiver se adaptando à sua presença, mas raramente enquanto você ainda for visto como o forasteiro recém-chegado.

Não é hora de destacar-se no vestuário, nos acessórios ou em outros aspectos pessoais. Você não precisa se esconder, mas também não deve esforçar-se para brilhar excepcionalmente.

4 - Benefícios

A empresa deveria se preocupar em deixar isto muito claro para você antes mesmo do primeiro dia, mas se ela não o fez, e você aceitou ser contratado sem esclarecer isso antes, deixe para perguntar a partir do segundo ou terceiro dia as informações e detalhes sobre férias, licenças, horário flexível, capacitação, previdência, sindicalização, plano de saúde, auxílios diversos, etc. - a não ser que alguma delas seja necessária para uso a partir do dia seguinte, como por exemplo questões de transporte.

A dúvida é importante e legítima, mas mesmo assim, se você tratar dela já no primeiro dia, pode dar a (injusta) impressão errada.

5 - Política e cultura organizacional - informal e formal

Nunca é cedo demais para começar a descobrir como a sua nova coletividade pensa. Se você tiver oportunidade (por exemplo, numa pausa para cafezinho), pode perguntar onde o pessoal costuma almoçar, se ocasionalmente se reunem para um futebol ou uma happy hour, onde tem bons lanches nas redondezas.

Outras questões mais formais muitas vezes são diferentes, na prática, em relação ao que consta nos manuais que você leu antes de aceitar o emprego, mas às vezes não dá de perguntar diretamente. Observe como são tratadas questões como o horário de entrada e de saída, as lideranças não formalizadas, o ritmo de trabalho, conflitos internos, atitude em relação à criatividade e a soluções imprevistas, se sugestões são sempre bem-vindas ou mal recebidas, e tantos outros aspectos que variam de grupo para grupo.

O que você precisa descobrir, tão cedo quanto possível, é o organograma (tanto o formal quanto o adotado na prática, considerando inclusive os “amigos do rei”), a quem você se reporta (e de que forma), quem se reporta a você, a quem pode recorrer se precisar de informações ou ajuda, a quem pode fazer solicitações, os relacionamentos com outras organizações e parceiros, a missão da empresa e a responsabilidade do seu setor, ou do seu cargo.


6 - Você comandará uma equipe?

Se você vai comandar uma equipe já formada, deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para saber de antemão no mínimo os papéis e responsabilidades de cada um dos membros, bem como conhecer as avaliações funcionais mais recentes sobre cada um deles. Caso você caia de pára-quedas na equipe, ou seja transferido diretamente para uma situação de combate, ao menos peça para que a autoridade que o designou para este local lhe apresente o quadro geral.

No primeiro dia em que for trabalhar com a nova equipe, procure estabelecer contato com todos, ou ao menos com os membros que irão se reportar diretamente a você, para identificar as questões mais prementes e iniciar a formar seu próprio juízo sobre cada um deles.

Marque também, e divulgue a data e pauta, uma reunião geral de todos os que irão se reportar a você, para que você possa identificar as dinâmicas e as questões de relacionamento envolvidas, além dos aspectos relacionados ao trabalho em si.

Em especial, nos casos em que você é recém-chegado e vai diretamente a uma posição de comando, procure identificar desde o primeiro momento quais as pessoas que estão descontentes com a sua chegada, por acreditar que eles mesmos, ou outras pessoas da organização, mereceriam o seu cargo. Após identificar, levante as razões e analise como tratar a questão.

Equilibre autoridade e respeito - você provavelmente obterá mais do segundo se precisar recorrer menos à primeira.

7 - Defendendo o currículo

É possível que o seu currículo tenha sido apresentado ao seu novo chefe, e até aos colegas. Se você escreveu nele que fala alemão fluentemente, esteja preparado para que alguém queira testá-lo, seja cordialmente, como parte de um rito de passagem ou mesmo como avaliação.

Estes testes informais, se ocorrerem, são importantes para formar a sua imagem perante os outros (como já dito acima, você nunca terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão), portanto esteja preparado para encará-los com bom humor - eles são legítimos e merecem o seu esforço para posicionar-se claramente.

8 - Afinal, o que você faz?

Saber em que projetos e atividades você está envolvido é importante, mas há algo mais essencial neste momento: saber quais as primeiras entregas que você terá que fazer, qual a próxima ação relacionada a cada uma delas, e quais os prazos - especialmente se você tiver que começar a correr imediatamente.

Quando eu estava na graduação, sempre fazia questão de assistir a aula inicial de cada disciplina, mesmo sabendo que raramente o professor daria algum conteúdo naquele dia. Mas eu anotava as informações que normalmente são passadas no primeiro dia: quantas serão as provas, que outras formas de avaliação ocorrerão, qual a ementa da disciplina, como será a avaliação final, projetos de pesquisa, leituras obrigatórias, etc.

É possível passar de ano sem saber nada disso de antemão, mas saber o que vem pela frente facilita bastante a vida e dá a opção de se preparar, quando necessário. Na vida profissional é parecido: saber o que se espera de você, e como você será avaliado, ajuda bastante.

9 - Vá com calma

Cuidado com os julgamentos pessoais apressados. Algumas pessoas podem se aproximar de você por serem amistosas ou simpatizarem, mas outras o farão por interesse. Da mesma forma, algumas pessoas podem guardar distância por timidez, outras por respeito, outras ainda por timidez ou mesmo por antipatizarem com você. Aguarde alguns dias antes de formar seu juízo sobre quem são os amigos e com quem você acredita poder contar.

Seja profissional, mas amigável. Seja cortês, sem exagerar - nada de pedir desculpas por respirar, ou por existir. Não fique o tempo todo em guarda, saiba quando sorrir e quando falar. Arregace as mangas e ajude os colegas, sem deixar que se aproveitem de você. Adapte-se, ajuste-se e esforce-se para fazer parte da equipe - não apenas no papel.

10 - Ao fim do dia

Bem ou mal, você irá sobreviver ao primeiro dia. Se os colegas o convidarem para uma happy hour, e você quiser aceitar, não se esqueça que, para eles, a sua avaliação ainda não terá acabado. Vá com calma, mas permita-se relaxar um pouco. Caso contrário, vá para casa, permita-se relaxar, faça algo que você gosta e passe o dia em revista, eventualmente tomando nota dos pontos principais que possam ser necessários no futuro.

Depois descanse, porque o dia terá sido longo, e o dia seguinte vem aí - mas será bem mais fácil.

Nenhum comentário: