Estas gafes podem acontecer tanto por engano quanto por falta de atenção. Em certos casos, a raiva ou irritação nos faz dizer coisas que depois nos arrependemos.
Para reduzir o risco de ter que preparar explicações, seguem 7 dicas práticas ao escrever seus e-mails:
1) Somente preencha os e-mails dos destinatários após terminar a mensagem. Com isto você eliminará grande parte das gafes, desde aquele clique involuntário em “Enviar” até textos não revisados. Esta é a regra mais básica e importante ao escrever e-mails.
2) Se está respondendo a uma mensagem, apague os destinatários até terminar a mensagem. Eu tenho o costume de recortar os emails de todos os destinatários e colá-los no corpo do e-mail enquanto escrevo o texto. Ao finalizar tudo, faço o processo inverso. Sim, dá um pouco de trabalho, especialmente se você responde muitos e-mails todos os dias. No entanto, vale a pena fazer isso pelo menos com mensagens mais críticas.
3) Leia todo o texto após finalizar a mensagem, depois releia-o… na dúvida, leia novamente. Novamente, vale o bom senso. Ninguém vai perder tempo rebuscando detalhes em cada e-mail. No entanto, não envie nada antes de ter certeza de que o contexto é exatamente aquele que você quer transmitir.
4) Conheça bem o conteúdo dos anexos. Cada arquivo enviado é parte do e-mail, e deve receber o mesmo cuidado em sua verificação que o próprio corpo do texto… em muitos casos é até mais importante do que a mensagem em si. Além disso, devem ser consideradas questões de confidencialidade nas organizações antes de enviar qualquer anexo.
5) Evite fazer e-mails aos poucos. Sempre que possível, comece uma mensagem e não vá para outra tarefa até enviar o e-mail. Este é um princípio básico anti-procrastinação que também o ajuda a preparar mensagens com maior velocidade e qualidade.
6) Sempre tenha a cabeça fria antes de enviar uma mensagem. Em momentos de stress e nervosismo, temos a tendência de responder rapidamente aquilo que está na ponta da língua. Na grande maioria das vezes, este é um erro que trará mais problemas do que soluções para todas as partes. Se sua cabeça está quente, aguarde o tempo necessário para se acalmar e pensar bem na situação antes de enviar a mensagem.
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