sábado, 4 de outubro de 2008

Quando o Líder Mistura as Coisas

É comum vermos empresas sem critérios e mecanismos de preparação de seus profissionais para promoção ou mesmo para assumir projetos e novos desafios dentro da própria corporação. Isso acontece por vários motivos, dentre eles a falta de planejamento, encarar como custo e não investimento e outros acham que é fácil e justamente por ‘parecer’ as coisas não funcionam. Conversando com um cliente do varejo notei sua apreensão quando o assunto é nomeação de líderes, enfatizando que toda a vez que nomeava um novo gerente ficava com o coração na mão, pois tinha a nítida impressão que perdia um bom vendedor e não ganhava um gerente.

Hoje quero alertar sobre um assunto delicado e que requer acompanhamento e orientação para não perdermos o profissional, ou seja, quando os novos líderes misturam PODER e RESPONSABILIADE. Na delegação (nomeação) passamos ao delegado as duas coisas, no entanto, a primeira é mais facilmente percebida e assumida pelo novo líder ficando a segunda – responsabilidade – em segundo plano. Repito, não é tão fácil como parece. Observe quantos gerentes novos têm equilíbrio emocional suficiente para lidar com o poder? Quantos mantêm a postura, entende que ganhou responsabilidades e que o poder dependerá dos resultados obtidos através de suas ações? Presenciei casos em que o recém nomeado, para ganhar força junto ao grupo, usava de terrorismo ‘quem manda agora sou eu’ e humilhava seus liderados, parceiros e até clientes. Isso demonstra que nem sempre as pessoas estão preparadas para o PODER, muito menos para novas responsabilidades e que existem várias falhas no processo precisando ser revisto. Poder se conquista com exemplos assim como responsabilidade também se mostra pela atitude. As duas devem andar em harmonia para se obter bons resultados. O poder pode ser dado a alguém, mas a responsabilidade é pessoal e intransferível. Poder qualquer chefe tem; responsabilidade somente os líderes a apresentam com naturalidade e eficiência. No livro o Monge e o Executivo tem uma passagem que diz: “Se você tiver de dizer que é um líder com certeza não é”.

Faça uma experiência: trace alguns desafios para seus gerentes e diga-lhes que o que está em jogo é o cargo deles caso não conquistem resultados satisfatórios e perceba as atitudes. Normalmente para o líder PODER haverá sempre uma forma de justificar o fracasso e transferir responsabilidades ao seu grupo; já o líder RESPONSÁVEL irá delegar tarefas, assumir os riscos, não aceitará o fracasso, mas assumirá caso ocorra. Outro dia uma gerente de uma rede de lojas do sul do estado de SC, resolveu mostrar quem mandava na sua loja usando do poder e foi um desastre! Perdeu a equipe, perdeu a cumplicidade dos fornecedores e perdeu clientes, conseqüentemente perdeu o emprego. Mostrar que manda e que tem poder desta forma é mostrar-se totalmente vulnerável e irresponsável.

Qual o nível de responsabilidades dos seus líderes? Quantos simplesmente querem o poder?

Nenhum comentário: